top of page

Boa tarde, amores!


Faz um tempão que eu deveria ter postado essa receitinha para vocês e acabei ficando sem tempo, esquecendo e tudo mais... Enfim, vários imprevistos haha. Mas hoje tirei esse tempinho e vim deixar aqui a receita desse shampoo maravilhoso que a aprendi com a maravilhosa @JuliaDoorman do blog Cabelos de Rainha.


Eu amo todas as dicas da Ju, e esse shampoo é uma das minhas preferidas. Pois, como o meu cabelo natural não é liso, eu sinto a diferença faço uso desse shampoo. Então, sem mais delongas, vamos ao passo a passo.


PRODUTOS



Você vai precisar de:

  • 200 ml de shampoo neutro

  • 2 medidas da tampinha de glicerina liquida

  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

  • 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (Mix de Óleos – Liso Espelhado)

  • 1 recipiente ou vasilha para misturar os produtos

  • 1 espátula ou colher.


OBSERVAÇÕES


1. Na primeira vez que fiz usei o shampoo Johnson’s Baby Gotas de Brilho com Óleo de Argan (rosinha) que foi o mesmo que a Julia utilizou na receita dela. E na segunda vez que fiz, usei o shampoo Johnson’s Baby Neutro (amarelinho).


2. Se você não tiver o mix de óleos, pode utilizar qualquer óleo vegetal que tiver em casa (coco, abacate, babosa, rícino, semente de uva, amêndoas, azeite de oliva, etc). Na primeira vez que fiz, eu não tinha o mix de óleos, então usei o óleo de coco, óleo de semente de uva e o óleo de rícino [Nesse caso foram: 1 colher (sopa) de óleo de coco + 1 colher (sopa) de azeite de oliva + 1 colher (chá) de óleo de rícino]. Já na segunda vez, utilizei o mix de óleo que é composto por: óleo de coco, girassol e oliva.



3. Nas minhas receitas de shampoo “alisante”, além dos produtos indicados pela Ju na receita original, eu acrescentei 1 tampinha de D-pantenol.



4. A mistura fica bem líquida mesmo e sempre que você for usar tem que agitar antes.



MODO DE PREPARO:

  1. Despeje as 200 ml de shampoo neutro no recipiente, adicione os produtos restantes e misture bem.

  2. Após misturar todos os produtos, despeje de volta dentro da embalagem do shampoo e pronto, o seu shampoo “alisante” já está pronto para uso.

MODO DE USO

  1. Com os cabelos úmidos, aplique a quantidade desejada de shampoo no couro cabeludo e lave como de costume, massageando bem e com cuidado o couro cabeludo.

  2. Depois enxague, aplique alguma máscara ou receitinha caseira de sua preferência; ou faça alguma etapa do seu cronograma. E finalize seu cabelo normalmente.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Eu uso o shampoo 2 vezes na semana, porém você pode usar de acordo com a sua vontade. Ressaltando que o shampoo alisa de forma gradativa, pois não contém química. Ou seja, quanto mais você usar, mais liso seu cabelo ficará. E o resultado que o shampoo proporciona é de um cabelo mais alinhado e mais brilhoso.



Espero que tenham gostado!


Não esqueçam de compartilhar com as amigas e de me contarem o que acharam!


Beijos ♥


1.043 visualizações0 comentário

Olá, babys!


Faz bastante tempo que não apareço aqui devido à correria que tava grande, mas hoje tirei um tempinho e vim ensinar para vocês a receitinha de um pré-shampoo/pré-poo que eu aprendi com a @mirellamartinns, para ajudar a melhorar aquelas pontinhas do cabelo que estão fragilizadas, danificadas, quebradas, ralas e espigadas.


A gente sabe que as pontas ressecadas e ralas são um pesadelo para nós mulheres, principalmente para nós brasileiras, que nos expomos ao sol, ao mar, ao uso de chapinha, de babyliss, de químicas; e outros fatores como a lavagem incorreta dos fios ou um shampoo que não seja tão bom para o cabelo.... Esses fatores contribuem para que as pontas dos nosso cabelos fiquem detonadas. Porém, é nessa hora que o pré-shampoo se torna o nosso BFF (best friend forever) para acabar com essas pontas ressecadas do cabelo, devolvendo a saúde delas.


Como eu sofro com pontas ressecadas e quebradiças devido às químicas e fontes de calor que uso, dei uma pesquisada no Youtube e encontrei essa receitinha da @mirellamartinns que é super fácil, barata e maravilhosa. Mas, antes de passar a receitinha para vocês, vou explicar um pouquinho sobre o que é o pré-poo e quem deve usá-lo.


O QUE É O PRÉ-POO? E QUEM DEVE USÁ-LO?

Bom, o nome “pré-poo” significa "antes do shampoo" em inglês e nada mais é do que uma pré-lavagem, ou seja, um tratamento para fazer antes de lavar o cabelo com o shampoo. Essa técnica consiste em passar algum produto nas pontas do cabelo para evitar que o shampoo, ao tirar a sujeira, tire também a oleosidade natura da parte mais baixa do cabelo (que é o segredo para um aspecto hidratado). No pré-poo pode ser utilizado um condicionador, um óleo vegetal ou qualquer produto que forme uma “capa” protetora sobre a região das pontas, aí fica ao seu critério.


Agora, quanto a quem deve usá-lo, existem dois tipos de cabelo que se beneficiam do pré-poo: Os que são naturalmente ressecados e os que foram/são danificados por agentes externos (como os que citei anteriormente). No grupo dos naturalmente ressecados estão os cabelos cacheados, que costumam ter a pontas mais seca devido ao formato espiralado dos fios. Nesse caso a oleosidade natural é produzida na raiz e a estrutura enrolada dos fios dificulta que ela cegue nas pontas; portanto, é perceptível uma melhora com o uso do pré-poo com o decorrer do tempo. Já o grupo dos danificados é composto por aqueles cabelos que sofrem com o uso de muita chapinha, babyliss, química e tudo que danifica as pontas; nesse caso o pré-poo atua como proteção para evitar que esses danos sejam maiores, o resultado vai aparecer após algumas lavagens usando o pré-poo.


Agora que já dei algumas informações para vocês, vamos ao que realmente interessa, a nossa receitinha haha.


PRODUTOS E ITENS NECESSÁRIOS:


  • Óleos vegetais capilares (Pode ser um ou todos que você tiver em casa);

  • Máscara ou Creme que possa ser usado como pré-shampoo (Não use shampoo anti-resíduos);

  • Uma tigela ou qualquer recipiente e uma colher ou espátula (Que possa ser usado para misturar os produtos);

  • Qualquer potinho, vidro ou recipiente que esteja vazio, limpo e possua tampa ou possa ser vedado para armazenar o pré-poo. (Utilizei uma embalagem de Yamasterol vazia).


PROPORÇÕES:

  • 8 colheres (sopa) ou a medida que você preferir de máscara ou creme.

  • 2 colheres (sopa) de: Óleo de Argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de babosa e azeite de oliva.


MODO DE PREPARO:

  • Colocar a máscara e os óleos na tigela e misturar coma ajuda de uma colher ou espátula;

  • Após misturar os produtos, o resultado será uma misturinha bastante homogênea;

  • Com a misturinha pronta, pegue o recipiente vazio, coloque a misturinha dentro e pronto, já pode usufruir do seu pré-poo.



APLICAÇÃO NO CABELO:

  1. Com o cabelo sujo, você vai desembaraçar os fios com cuidado.

  2. Em seguida vai aplicar a quantidade de pré-shampoo mecha por mecha, enluvando bem do comprimento até as pontas (focando nas pontas e evitando a raiz)

  3. Feito isso, você pode deixar o cabelo solto, preso em um coque, colocar uma touca ou do jeito que preferir. O importante é deixar o produto agir por 10 minutos (tempo mínimo) ou 1 hora (tempo máximo)

  4. Após o tempo de pausa, você lava o cabelo com shampoo e condiciona ou lava com shampoo, aplica alguma etapa do seu cronograma capilar e finaliza como costume.


OBSERVAÇÕES:

  • Usar apenas como pré-poo porque pesa o cabelo por ser bastante umectante;

  • Não agride nem danifica os fios;

  • Ideal para pontas espigadas, danificadas, fragilizadas, ralas e quebradiças;

  • Usar nas pontas antes do shampoo em todas as lavagens consequentemente deixa as pontas mais saudáveis, bonitas e encorpadas;

  • Nutre os fios antes do shampoo;

  • Desmaia muito o cabelo.


RESULTADO:




Espero que tenham gostado!


Não esqueçam de compartilhar com as amigas e de me contarem o que acharam!


Beijos ♥


57.222 visualizações0 comentário

Olá, meninas!


No último post eu prometi de falar sobre os produtos utilizados na nutrição capilar e acabei dando uma sumidinha daqui, então desculpa! Mas como nunca é tarde para falar de produtos bons e baratos, vamos lá...


Os produtos utilizados na receita de nutrição foram: Óleo de coco natural, Óleo de babosa e Maionese capilar. E agora vou falar um pouco sobre os benefícios que cada um traz para o cabelo.


Óleo de Coco



Todo mundo sabe que o óleo de coco é um produto muito popular e vem sendo cada vez mais usado para diversas finalidades, principalmente para tratar os cabelos. Por ser natural e saudável ele se tornou a melhor alternativa para os cabelos, ao invés dos produtos químicos que muitas vezes danificam os fios. Mas antes de adotar o uso do óleo de coco no cabelo, é importante saber os benefícios que ele proporciona e as propriedades que o fazem ser especial para quem usa.


O óleo de coco é um óleo vegetal derivado do coco, ele pode ser encontrado na forma artesanal (que você mesmo pode fazer) e industrializado (encontrado em mercantis, farmácias e lojas de cosméticos). Ele possui diversas propriedades interessantes e não é à toa que as pessoas vem aderindo à hidratação e nutrição com óleo de coco no cabelo.


O óleo de coco é um óleo rico em carboidratos, vitaminas e minerais ótimos para o nosso organismo; e essas propriedades são aproveitadas não só em produtos para o cabelo, mas também para a produção de sabonetes e diversos cosméticos, além de ser usado também em alimentos como em temperos de saladas, por exemplo. Especificamente nos cabelos, o óleo de coco vem mostrando resultados impressionantes, pois ele é capaz de manter o cabelo forte, nutrido, hidratado e protegido dos efeitos relacionados ao envelhecimento como perda excessiva de fios e até calvície; além de estimular o crescimento do cabelo, promover a saúde do couro cabeludo, dar brilho e suavidade aos mais diversos tipos de cabelo.


Óleo de Babosa



A babosa é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e B6, minerais, magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro. Ela possui ação antioxidante e 20 tipos de aminoácidos, além de um grande poder hidratante e nutritivo, o que a torna rica em vários benéficos para a saúde e beleza da pele e do cabelo.


Quanto a beleza ela ajuda no tratamento de queimadura, reduz a celulite, hidrata a pele, elimina a acne e a caspa, fortalece o cabelo, combate a queda capilar e acelera o crescimento dos fios, hidratas o couro cabeludo, comprimento e as pontas do cabelo, devolve a maciez e maleabilidade acabando com o ressecamento além de deixar os fios muito brilhosos.


Além de tudo isso, o óleo de babosa ou aloe vera ajuda a combater a queda capilar e também a quebra pois ele age fortalecendo os fios; e acelera o crescimento saudável do cabelo pois ajuda a estimular e impulsionar o fluxo sanguíneo. Outro benefício do óleo de babosa é que ele também ajuda a engrossar os cabelos finos, nutre e hidrata profundamente os fios, eliminando o ressecamento, frizz e pontas duplas, fechando as cutículas e deixando o cabelo mais alinhado.


Maionese Capilar Nutritiva




A maionese capilar se trata de um produto que foi desenvolvido para hidratar os cabelos aproveitando todos as propriedades presentes em uma maionese comestível. Ela possui diversos componentes que fazem muito bem para o cabelo, inclusive as proteínas presentes no ovo. Além disso, há também a presença de óleos como o de rícino, abacate, argan e azeite de oliva (dependendo da marca da maionese); que juntos com a proteína do ovo funcionam como uma verdadeira nutrição para os seus cabelos.


Apesar de ter sido desenvolvida para atender principalmente a cabelos cacheados e crespos, os seus benefícios são tantos que ela também pode ser usada em cabelos ondulados e lisos; pois a maionese capilar é uma ótima opção para quem tem o cabelo ressecado e precisa de um produto para dar vida aos cabelos, porque ela deixa os cabelos mais hidratados, saudáveis e sem perder o volume.


Quanto aos benéficos que ela proporciona aos fios, podemos dizer que a maionese proporciona uma excelente nutrição e hidratação potente, além de reduzir o frizz do cabelo e deixar os cabelos mais maleáveis, brilhosos e, para quem tem o cabelo cacheado, ela deixa os cachos definidos. Acaba com todo o ressecamento dos fios e facilita no desembaraço dos fios também.


Onde Encontrar e o Preço


Óleo de Coco: O meu é natural feito pela minha vó, sai bem mais em conta porque você só precisa de um coco seco e é baratinho. Porém, para quem gosta de praticidade, pode encontra-lo prontinho em farmácias, lojas de cosméticos e mercantis; mas quanto ao preço vai variar de acordo com a marca.


Óleo de Babosa: O meu foi comprado no mercantil por R$ 6,00 (mais ou menos), mas ele também pode ser feito naturalmente, basta ter um pé de babosa em casa ou comprar uma folha dela em feira, mercantis etc.


Maionese Capilar: A minha é da marca Skala e comprei por R$ 8 (mais ou menos). Mas vocês podem encontrar de outras marcas, como a Salon Line com um preço de R$ 20,00 (mais ou menos).

OBS: Lembrando que os preços dos produtos variam dependendo da marca e local.


Enfim, é isso...


Espero que tenham gostado!


Não esqueçam de compartilhar com suas amigas e de me contarem o que acharam!

Beijos ♥

72 visualizações0 comentário
bottom of page