top of page
Foto do escritorKarine Lima

PRÉ-SHAMPOO OU PRÉ-POO CASEIRO PARA PONTAS RALAS.

Olá, babys!


Faz bastante tempo que não apareço aqui devido à correria que tava grande, mas hoje tirei um tempinho e vim ensinar para vocês a receitinha de um pré-shampoo/pré-poo que eu aprendi com a @mirellamartinns, para ajudar a melhorar aquelas pontinhas do cabelo que estão fragilizadas, danificadas, quebradas, ralas e espigadas.


A gente sabe que as pontas ressecadas e ralas são um pesadelo para nós mulheres, principalmente para nós brasileiras, que nos expomos ao sol, ao mar, ao uso de chapinha, de babyliss, de químicas; e outros fatores como a lavagem incorreta dos fios ou um shampoo que não seja tão bom para o cabelo.... Esses fatores contribuem para que as pontas dos nosso cabelos fiquem detonadas. Porém, é nessa hora que o pré-shampoo se torna o nosso BFF (best friend forever) para acabar com essas pontas ressecadas do cabelo, devolvendo a saúde delas.


Como eu sofro com pontas ressecadas e quebradiças devido às químicas e fontes de calor que uso, dei uma pesquisada no Youtube e encontrei essa receitinha da @mirellamartinns que é super fácil, barata e maravilhosa. Mas, antes de passar a receitinha para vocês, vou explicar um pouquinho sobre o que é o pré-poo e quem deve usá-lo.


O QUE É O PRÉ-POO? E QUEM DEVE USÁ-LO?

Bom, o nome “pré-poo” significa "antes do shampoo" em inglês e nada mais é do que uma pré-lavagem, ou seja, um tratamento para fazer antes de lavar o cabelo com o shampoo. Essa técnica consiste em passar algum produto nas pontas do cabelo para evitar que o shampoo, ao tirar a sujeira, tire também a oleosidade natura da parte mais baixa do cabelo (que é o segredo para um aspecto hidratado). No pré-poo pode ser utilizado um condicionador, um óleo vegetal ou qualquer produto que forme uma “capa” protetora sobre a região das pontas, aí fica ao seu critério.


Agora, quanto a quem deve usá-lo, existem dois tipos de cabelo que se beneficiam do pré-poo: Os que são naturalmente ressecados e os que foram/são danificados por agentes externos (como os que citei anteriormente). No grupo dos naturalmente ressecados estão os cabelos cacheados, que costumam ter a pontas mais seca devido ao formato espiralado dos fios. Nesse caso a oleosidade natural é produzida na raiz e a estrutura enrolada dos fios dificulta que ela cegue nas pontas; portanto, é perceptível uma melhora com o uso do pré-poo com o decorrer do tempo. Já o grupo dos danificados é composto por aqueles cabelos que sofrem com o uso de muita chapinha, babyliss, química e tudo que danifica as pontas; nesse caso o pré-poo atua como proteção para evitar que esses danos sejam maiores, o resultado vai aparecer após algumas lavagens usando o pré-poo.


Agora que já dei algumas informações para vocês, vamos ao que realmente interessa, a nossa receitinha haha.


PRODUTOS E ITENS NECESSÁRIOS:


  • Óleos vegetais capilares (Pode ser um ou todos que você tiver em casa);

  • Máscara ou Creme que possa ser usado como pré-shampoo (Não use shampoo anti-resíduos);

  • Uma tigela ou qualquer recipiente e uma colher ou espátula (Que possa ser usado para misturar os produtos);

  • Qualquer potinho, vidro ou recipiente que esteja vazio, limpo e possua tampa ou possa ser vedado para armazenar o pré-poo. (Utilizei uma embalagem de Yamasterol vazia).


PROPORÇÕES:

  • 8 colheres (sopa) ou a medida que você preferir de máscara ou creme.

  • 2 colheres (sopa) de: Óleo de Argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de babosa e azeite de oliva.


MODO DE PREPARO:

  • Colocar a máscara e os óleos na tigela e misturar coma ajuda de uma colher ou espátula;

  • Após misturar os produtos, o resultado será uma misturinha bastante homogênea;

  • Com a misturinha pronta, pegue o recipiente vazio, coloque a misturinha dentro e pronto, já pode usufruir do seu pré-poo.



APLICAÇÃO NO CABELO:

  1. Com o cabelo sujo, você vai desembaraçar os fios com cuidado.

  2. Em seguida vai aplicar a quantidade de pré-shampoo mecha por mecha, enluvando bem do comprimento até as pontas (focando nas pontas e evitando a raiz)

  3. Feito isso, você pode deixar o cabelo solto, preso em um coque, colocar uma touca ou do jeito que preferir. O importante é deixar o produto agir por 10 minutos (tempo mínimo) ou 1 hora (tempo máximo)

  4. Após o tempo de pausa, você lava o cabelo com shampoo e condiciona ou lava com shampoo, aplica alguma etapa do seu cronograma capilar e finaliza como costume.


OBSERVAÇÕES:

  • Usar apenas como pré-poo porque pesa o cabelo por ser bastante umectante;

  • Não agride nem danifica os fios;

  • Ideal para pontas espigadas, danificadas, fragilizadas, ralas e quebradiças;

  • Usar nas pontas antes do shampoo em todas as lavagens consequentemente deixa as pontas mais saudáveis, bonitas e encorpadas;

  • Nutre os fios antes do shampoo;

  • Desmaia muito o cabelo.


RESULTADO:




Espero que tenham gostado!


Não esqueçam de compartilhar com as amigas e de me contarem o que acharam!


Beijos ♥


58.003 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page